Oque é?
A neoplasia maligna de mama (câncer de mama), e definido por crescimento desordenado das células no tecido mamário, sua maior incidência está relacionada ao desenvolvimento do país na qual a população feminina reside.
Podemos observar em países desenvolvidos, que mulheres portadoras de câncer de mama, possuem maiores chances de prevenção e cura em seu estágio inicial da doença, por outro lado, em países que estão em desenvolvimento, apresentam maiores taxas de morbimortalidade.
Prevalência.
São estimados pelo ministério da Saúde mais de 700 mil casos de 2023 a 2025 de câncer de mama.
Segundo estudos dirigidos, o câncer de mama está relacionado a maiores taxas de óbitos observadas pelo instituto do câncer nos últimos anos, sendo seu crescimento a cada ano.
Sintomas
Você mulher, fique atenta caso apresente os seguintes sinais e sintomas, procure médico imediatamente;
• Galactorreia (saída de secreção pela mama).
• Hipertrofia das glândulas mamarias (aumento do volume mamário).
• Hiperemia das mamas (vermelhidão).
• Massa palpável indolor e lesões observadas com presença de secreção e odor fétido.
• Linfonodomegalia em região axilar (ínguas).
Diagnostico e prevenção.
O método mais eficaz para o combate a esta moléstia, continua por ser a prevenção é detecção precoce, através de recursos disponibilizados pelo Sistema Unificado de Saúde (SUS), cuja seus princípios estão totalmente dispostos a; Universalidade, integralidade e universalidade.
Os exames periódicos e acompanhamento médico na saúde da mulher, continua por ser necessário e eficaz na prevenção de câncer de mama, sendo estes; mamografia, Ultrassom das mamas etc.
O autoexame das mamas através da palpação, pode ser realizado pela própria mulher que observe algo de diferente em suas mamas, sendo necessário que esta, procure atendimento médico para rastreio e identificação.
Muitas das instituições públicas durante o exame de colpo citologia oncótica (Papanicolau), se é realizado o exame físico das mamas, como protocolo de rastreio, sendo necessário a solicitação de mamografia a partir dos 40 anos de idade ou caso apresente quaisquer alterações das mamas.
A falta de informação por grande parte da população, se torna um agravante para detecção das mulheres que apresentam chances de desenvolvimento de câncer de mama, estando relacionado há; fatores genéticos, infecções virais, injurias persistentes e mutações genéticas relacionados ao ambiente, seja ele de trabalho ou no qual o indivíduo reside.
O mês de outubro representa a prevenção do câncer de mama em todo território mundial, sendo um dos principais temas abordados nas instituições de saúde, ofertados de forma gratuita os exames de prevenção, se aproprie e realize sua prevenção.
Tratamento.
Após a confirmação do diagnóstico e estágio da doença, se e determinado pela equipe medica que acompanha o caso do paciente, a forma mais adequada de tratamento, seja ela quimioterapia, radioterapia, braquiterapia ou até mesmo cirúrgico, mais conhecido como MASTECTOMIA (retirada parcial ou total da mama).
Após indicação de cirurgia como forma de tratamento, muitas instituições públicas ofertam a paciente prótese mamaria, após um determinado período de recuperação, devolvendo assim sua autoestima e praticando empatia.
Centro Educacional Santa Helena
Kainan Douglas – Enfermeiro e Docente
Coren 624774